COLÔMBIA: INGRESSO, VACINAS, CÂMBIO E CONSULADO

Os brasileiros que viajam a turismo podem entrar na Colômbia apenas com a carteira de identidade de brasileiros (RG), desde que ela tenha sido emitida há menos de 10 anos e esteja em bom estado de conservação. Porém, o ingresso com outros documentos como carteira de motorista, CPF, carteira de motorista, certidão de nascimento, não são aceitos.

Se sua viagem for para estudo ou trabalho, você precisará do visto a ser solicitado no Consulado da Colômbia ainda no Brasil, o qual fica localizado em Brasilia.

Se sua permanência na Colômbia ultrapassar 60 dias, você terá que pagar o imposto de saída ao deixar o país. O valor cobrado atualmente varia entre USD$ 38 e USD$ 68.000 e o pagamento é feito em um dos postos de imigração do país.

Caso vá regressar em menos de 60 dias, você deverá solicitar a isenção do pagamento nos balcões da Aerocivil, que ficam nos aeroportos internacionais. Lá eles verificarão seus documentos e checarão o cumprimento do requisito. Feito isso, você receberá o carimbo do controle e poderá concluir o processo de check-in e embarque. Se o imposto de saída já tiver sido cobrado na passagem, mesmo você tendo ficado menos que 60 dias na Colômbia, será necessário solicitar à companhia o reembolso do do valor pago.

Se você estiver indo para as zonas de selva amazônica, terá que tomar a vacina contra a febre amarela. Não é obrigatório, mas é recomendado pelo governo colombiano tomar também outras vacinas como a antitetânica e contra a hepatite A e B. Também não é obrigatório, mas é recomendavel, adquirir um seguro viagem que ofereça cobertura médica assistencial e atenção hospitalar de urgência, também não sendo obrigatório.

O peso colombiano é a moeda oficial. O comércio local geralmente não aceita reais ou dólares como pagamento. No Brasil atualmente não é fácil encontrar peso colombiano nas casas de câmbio, normalmente é preciso encomendar com antecedência. A troca de dolar por pesos colombianas é bem mais fácil do que o cambio de real por pesos colombianos, portanto, levar dolar ao invés de real é o que mais se recomenda.

Não deixe de entrar no site do Consulado Colombiano antes de viajar para se atualizar sobre alguma novidade ou regra que possa mudar: http://brasil.embajada.gov.co/

Nenhum comentário:

Postar um comentário